O Transcares voltará a colocar o assunto roubo de cargas no centro da discussão nesta quarta-feira, 12 de julho, durante o V Fórum de Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas. O evento vai ser realizado das 8h30 às 12 horas, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. Segundo pesquisa divulgada pela ntc&logística, no ano de 2022 foram registradas 13.089 ocorrências deste tipo de crime. Do total, 85,18% aconteceram no Sudeste. Contudo, os casos acontecidos no Espírito Santo somaram 53, o que representa menos de 1% do total da região – segundo o Observatório de Segurança Pública do ES. É uma situação confortável perante aos vizinhos São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Contudo, o Estado capixaba continua navegando na cautela, o que justifica a nova edição do encontro.
O fórum compõe um dos pilares do Grupo de Trabalho de Estudos, Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, coordenado pela subsecretaria de Inteligência da Sesp e do qual o Trascares participa, e é uma das ações prioritárias contidas no Planejamento Estratégico do sindicato. E consolidou-se, em solo capixaba, como “o” evento para jogar luz ao tema, um dos mais recorrentes do segmento do transporte rodoviário de cargas e logística, uma vez que os crimes que envolvem o furto, roubo e receptação de cargas são um grave problema de segurança, com reflexos diretos na economia e no abastecimento das cidades.
“O fato de nunca termos vivido realidades parecidas com as de São Paulo e Rio, que puxam para cima o número de ocorrências, jamais nos afastaram do tema. As discussões acerca da pauta não apenas integram nossa rotina, como fazemos questão de manter o Fórum na agenda de eventos. Entendemos como essencial manter a discussão aquecida entre os transportadores e as forças policiais”, argumenta o presidente, Luiz Alberto Teixeira.
A programação inclui a apresentação do cenário de furto e roubo de cargas em níveis nacional e estadual, nivelamento de ações e integração de esforços público-privados em estudos; e debate de medidas preventivas e novas ferramentas de gerenciamento de riscos.
Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Ramalho vai estar presente, assim como o Assessor de Segurança da ntc&Logística, coronel Mauro Ricciarelli, que será o responsável pela primeira palestra do dia, sobre cenário nacional do roubo de cargas.
A seguir, o superintendente do Transcares, Mario Natali, vai falar sobre as ações de integração público/privada que acontecem no Espírito Santo tendo em vista o combate ao crime. Na sequência, o delegado Brenno Andrade (Polícia Civil), os superintendentes regionais Wermeson Pestana (Polícia Rodoviária Federal) e Decio Ferreira (da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas Polícia Federal – Delepat), e os representantes da Polícia Militar, o diretor de Inteligência, coronel Leonardo Vieira Celante, e o chefe do EMG, coronel Celso Luiz Ferrari, apresentarão o cenário local e a atuação de suas respectivas corporações. O evento contará, ainda, com palestras de dois mantenedores do Transcares, a 3S Tecnologia e a Liga Vitória.
O roubo de cargas no ES
Cigarro, produtos alimentícios, produtos eletrônicos e carga fracionada são os produtos que ocupam, este ano, o top 3 do ranking das cargas mais visadas pelas quadrilhas que atuam no Espírito Santo. Entre janeiro e 30 de junho foram registrados 23 casos deste tipo de crime. Deste montante, 30,4% foi cigarro, 21,7% foi de produtos alimentícios e 17,4% de eletrônicos e carga fracionada.
Superintendente do Transcares e quem atua nas ações voltadas à segurança no sindicato, Mario Natali reconhece que o Estado vive uma situação confortável perante os vizinhos e o justifica como sendo fruto de trabalho de articulação e parceria entre os setores público e privado. Neste sentido, ele destaca o Grupo de Trabalho de Estudos, Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, coordenado pela subsecretaria de Inteligência da Sesp e do qual o Transcares participa, e a Lei 8.246/2006, de receptação a cargas roubadas.
“Ainda hoje, muita gente não sabe que o Espírito Santo é precursor na implementação de uma lei que pune quem recebe carga roubada ou fruto de estelionato por meio da suspenção da inscrição fiscal. Mais uma prova de que aqui tratamos o assunto com seriedade e trabalhamos para estar sempre um passo à frente dos criminosos”.
O V Fórum de Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas conta com apoio institucional do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Segurança (Sesp), e patrocínio da Fecomércio, Sincades, 3S Tecnologia e Liga Vitória.
Serviço:
V Fórum Estadual de Segurança – Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas
Dia: 12 de julho
Horário: Das 8h às 12 horas
Local: Hotel Ilha do Boi, Vitória
O fórum é gratuito, mas as vagas são limitadas e podem ser garantidas pelo link https://www.transcares.com.br/eventos/v-forum-de-prevencao-e-combate-ao-roubo-de-cargas-342
fonte: https://www.portalntc.org.br/
|